top of page

Meu coelho tem muito pelo, devo tosar ele no verão?


“Chegou o verão e seus dias quentes, tenho um coelho bastante peludo, será que é uma boa ideia cortar ou até mesmo tosar o pelo dele?”

Vamos tentar então esclarecer essa dúvida... Os coelhos regulam a temperatura corpórea deferente de nós humanos (que transpiramos pela pele). O suor liberado na pele dos humanos tem a função de regular a temperatura do corpo, pois quando o suor evapora leva o “calor” junto e abaixa a temperatura. O coelhos não possuem estas glândulas sudoríparas na nele, portanto não conseguem transpirar.

O fato de não transpirar até parece ser uma coisa boa, mas cria uma situação muito perigosa. A falta dessas glândulas sudoríparas na pele significa que os coelhos não conseguem regular e abaixar a temperatura do corpo rapidamente. Em locais quentes acabam tendo problemas sérios de superaquecimento e podem até morrer por isso.

Coelhos dissipam calor através da respiração e de suas orelhas (que funcionam como dois radiadores onde o sangue esfria ao passar por elas).

O calor é perigoso para os coelhos, mais que o frio. Em geral são mais sensíveis que caes, gatos e humanos, então, se você está se sentindo calor imagine como seu coelho se sente. Alguns sinais de que seu coelho esta sofrendo com superaquecimento:

1 - Orelhas vermelhas

2 - Respiração ofegante

3 - Letargia 4 - Salivando 5 - Fraqueza / Movimento lento 6 - Confusão mental 7 - Convulsão

ATENÇÃO: Nunca coloque seu coelho DENTRO DA GELADEIRA ou em um banho frio se ele parecer letárgico ou mole. PROCURE IMEDIATAMENTE UM MÉDICO VETERINÁRIO. Mas enfim, cortar ou não o pelo do coelho? Existem varias dicas para evitar problemas de superaquecimento, mas CORTAR OS PELOS não é uma delas. Como prevenção podemos ter alguns cuidados: 1 - Deixe livre acesso a uma área protegida da luz solar direta. Um pouco de sombra pode fazer uma grande diferença de temperatura.

2 - Uma placa de mármore ou cerâmica oferecem uma sensação agradável em suas barrigas em dias quentes.

3 - Locais com ar condicionado logicamente ajudam a aliviar o calor.

4 - Abra janelas e permita que o ar circule. Um ventilador também ajuda mas não deve ser usado diretamente sobre o animal.

5 - Escovar o pelo ajudará a resfriá-los.

6 - Congele garrafas de água (aquelas garrafas garrafas pet de 2 litros) e a disposição de seu coelho. CUIDADO: Nunca force o animal a ficar em cima das garrafas.

7 - Forneça água fresca em abundância, pode adicionar um ou dois cubos de gelo no bebedouro ou ate mesmo oferece-los ao coelho (alguns irão gostar de lamber as pedras de gelo).

8 - Pulverize um pouco de água em suas orelhas você pode ajudar a resfriá-lo. Cuidado para não entrar agua dentro dos ouvidos.

9 - Uma toalha úmida sobre a gaiola ajuda a refrescar o ambiente (certifique-se de que não está pingando sobre o coelho)

10 - Ofereça vários vegetais frescos e tenros, se possível molhados (deixar um pouco de água sobre eles depois de enxaguá-los).

É comum o ser humano tentar comparar suas sensações com a dos animais, e naturalmente pensem que seus coelhos estejam sofrendo de calor por causa do excesso de pelos. Mas, ao se analisar e compreender a fisiologia destes animais (controle térmico e dissipação do calor), concluímos que tosar o coelho não ajuda e ainda pode piorar o problema.

O pelo protege o coelho tanto do frio quanto do calor, oferecendo "isolamento" térmico, que aumenta com a espessura do pelo (funciona como placas de isopor). Por isso, cortar ou tosar muito baixo o pelo em períodos de muito calor pode atrapalhar muito mais o coelho do que ajudá-lo.

Expor a pele, tirando a proteção dos pelos, vai fazer com o animal “esquente” muito mais. Não há problema em cortar um pouco do pelo para retirar alguns nós ou ate mesmo realizar uma tosa higiênica, o problema é quando se corta muito, deixando os pelos bem curtos, expondo a pele do animal.

Caso seja necessário por higiene ou problemas de saúde (animais com predisposição a formação de bolas de pelo no estômago), mantenha o pelo com menos 2 dedos de altura e evite deixar a pele exposta a não ser que seja necessário. No caso de duvidas ou problemas consulte a nossa equipe!

Gostou? Se inscreva para receber notificação de novos posts!

Curta, comente e aproveite para deixar sua sugestão para um novo tema!

Sua opinião é muito importante para manter o BLOG atualizado. :)

Comments


Posts Recentes

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page